domingo, 11 de março de 2012

” O grande erro dos Homens de hoje é presumir que as coisas passadas se tornaram impossíveis”

A segunda guerra mundial foi o maior e mais violento conflito armado da história humana.
Em precisão podemos até dizer que o seu embrião começa nos inícios dos anos 30 do século 20 quando o Japão deu início à sua politica de expansão invadindo a China para assegurar mais recursos naturais adicionais como o petróleo e o minério.
Entretanto na Europa viviam-se os anos da grande depressão e a Alemanha altamente desfalcada no seu orgulho e nas suas capacidades financeiras, e incapaz de fazer face aos encargos que advieram principalmente devido ao tratado de Versalhes, estava numa situação não só humilhante como passava fome e ansiava por alguém que fosse capaz de a tirar dessa situação!
Após o tratado de Versalhes em Junho de 1919, assinado entre as potências vencedoras da 1ª guerra mundial e a Alemanha, potência derrotada, foram impostas aos alemães pesadas sanções económicas que gradualmente foram atirando o país para uma situação quase insustentável...além disso também houve nesse tratado delapidação de territórios alemães e suas respectivas colónias!
A 31 de Janeiro de 1933 sobe ao poder na Alemanha Adolf Hitler, ditador horrendo que viria a mudar a face da Europa e do Mundo.
Eliminando um a um todos os seus opositores internos, tornou-se senhor absoluto da Alemanha aquando da morte de Hindenburg em 1934.
Consegue depois reabilitar a economia alemã e em segredo rearma o seu exército altamente desfalcado após o tratado de Versalhes.
Dá início ao conceito mais fanático e altamente desvirtuado do que considerava ser a” Raça Ariana”. Todos os povos da Europa do Norte pertenciam, segundo ele, a uma raça superior a todas as outras. Deu início a um movimento anti-semita nunca antes visto, aplicado com perseguições e morte aos Judeus, povo que considerava ser o causador de todos os males que assolavam o mundo e toda a história da humanidade.
Criou desde logo campos de concentração para todos os opositores ao regime: comunistas, monárquicos, etc.
A 13 de Março de 1938 anexa a Áustria, em Setembro do mesmo ano reclama os territórios Sudetas que eram parte integrante da Checoslováquia e faz saber aos Ingleses e Franceses (aliados dos Checos), que se esses territórios seus recursos e povos, não passassem a fazer parte da Alemanha, a Guerra seria inevitável.
Preocupados com os seus próprios problemas e horrorizados com a ideia de uma nova guerra, quer ingleses, quer franceses acabaram por abandonar a Checoslováquia à sua própria sorte. Após o Acordo de Munique onde este caso foi tratado, Hitler conseguiu não só o que queria como se apercebeu com mais rigor do pavor que incutia de cada vez que exigia algo.
Entretanto já tinha dado inicio ao Holocausto através da criação de mais campos de concentração agora mais refinados e que já incluíam também crematórios e laboratórios em que se faziam experiências tão macabras com os prisioneiros que palavras não chegam para os classificar.
Todos os povos considerados de raça inferior: ciganos, polacos, e de outros países entretanto conquistados, foram vitimas destes campos, mas somente os Judeus foram marcados para aniquilação total.
Estima-se que entre 1933 e 1945 tenham sido assassinados 6 a 7 milhões de Judeus nestes campos de barbárie.
A 1 de Setembro de 1939 Hitler invade a Polónia dando assim início á segunda guerra mundial.
A ocupação militar Alemã de grande parte do continente europeu foi rápida. E até 1941 a Guerra Relâmpago foi imparável tendo a Alemanha conquistado territórios que iam do círculo polar árctico e canal inglês até ao norte de Africa e Rússia. A Inglaterra foi o seu principal adversário entre Junho de 1940 e Junho de 1941 quando Hitler a 22 desse mês decidiu invadir a Rússia quebrando assim o pacto feito com Estaline e abrindo, contra a vontade dos seus generais, mais uma frente de batalha.
Essa decisão viria a tornar-se o princípio do fim para o III Reich, uma vez que Hitler presumia conquistar a Rússia antes do Inverno de 1941, mas tal não sucedeu.
Mal equipados e com dificuldades de fazer chegar mantimentos á linha da frente e ainda a terem de suportar temperaturas baixíssimas, o exercito alemão acabou por sucumbir em Estalinegrado a 31 de Janeiro de 1943, dando início à contra ofensiva Russa que só pararia em Berlim!
Obrigado a reconhecer a derrota, Hitler não se rendeu e apelou a todos os seus acólitos alemães a lutarem até á morte!
Suicidou-se a 30 de Abril de 1945 pouco tempo depois de se ter casado com Eva Braun no Bunker de Berlim, o seu último refúgio.
Pediu para que depois de morto lhe queimassem o corpo para que não fosse exposto como por exemplo o foi o do seu grande aliado Benito Mussolini, ditador italiano que presidia ao Partido Nacional Fascista Italiano.
A Guerra na Europa acabou em 8 de Maio de 1945.
” O grande erro dos Homens de hoje é presumir que as coisas passadas se tornaram impossíveis”
Óscar Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de Autor

Creative Commons License
Nas Garras de um Deus Maior by Oscar Dinis is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.

Blogues parceiros:

Últimas publicações:

Rossa máis náum èh matuh!

Alto da Trigueira - Agricultura Biológica

Humor a Sêco - Os cartunes do Trevim

CENTRO DAS MARRADAS