sábado, 16 de junho de 2012

Lendas do velho Este...parte IX


Lendas do velho Este...parte IX

Quando Aridélia montou semião para a fuga , ao passarem pela paragem dos autocarros, lá juntos e sentados, estavam Azuneide e Gervúlio.
-Vocês aqui? O que foi que vos aconteceu?- Disse Aridélia.- Precisam de transporte? Nós vamos para Piaçabas, tentar uma nova vida, e vocês?
-Olhe Aridélia, até que vinha a calhar, nós também vamos para Piaçabas mas só temos caravana lá pás 7 da manhã e ainda são só uma e meia! – Disse Azuneide, visivelmente mais nova.
-Subam para a garupa do meu semião!!! Pelo caminho acertamos conversa!- falou Aridélia.
Já era noite alta quando passaram perto do casebre do ancião , Percebes Lucidus, uma alma sapiente e dizem, com mais de 130 anos de idade!
Percebes Lucidus, á fogueira, perto do caminho, viu-os aproximar...
- Então amigo Lucidus, como vão esses ossos? – Disse Gervúlio.
-Olá padre Gervúlio, há muito que eu não o via por estas bandas! Soube pelo vento das novidades de Marioscas. É verdade que o “velho Este” matou Tarazendo Azilio? -Perguntou o ancião.
- Sim é verdade! E também é verdade que eu já não sou padre…mas passo a contar tudo o que aconteceu nesta noite histórica!
Durante mais ou menos uma hora com todos a beberricar o café que o ancião preparara, Percebes Lucidus ouviu atentamente  Gervúlio e todas as peripécias daquela noite que seria recordada através dos tempos... no fim perguntou:
-E Tarazendo foi morto como? E depois de morto?…foi enterrado?
- O “velho Este” deu-lhe 3 tiros no coração.-afirmou Gervúlio- Ficou ali mesmo a esvair-se em lodo ou lá o que era aquilo. Era verde e deitava fumo! Morreu mesmo Lucidus! Finalmente!!! Quanto a ser enterrado ou não, isso ficou a cargo de Aminócrácio, ele decidirá o que fazer pela manhã com o corpo daquela besta!- disse Gervúlio.
- Bom, temos de ir andando velho amigo , muita saúde e mais 130 anos em cima se deus quiser.- rematou Aridélia.
- Obrigada  e boa sorte com a vossa nova vida e que sejam por Piaçabas muito felizes!- disse Percebes.

Percebes Lucidus apagou a fogueira e dirigiu-se ao seu casebre para dormir, mas na sua alma algo o incomodava.
“ Tarazendo morreu com 3 tiros no coração? Como? Tarazendo era um patife sem coração!!! Irei depois de almoço a Marioscas conversar com Aminócrácio.”- Pensava enquanto entrava em casa.

To be continued...

Óscar Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de Autor

Creative Commons License
Nas Garras de um Deus Maior by Oscar Dinis is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.

Blogues parceiros:

Últimas publicações:

Rossa máis náum èh matuh!

Alto da Trigueira - Agricultura Biológica

Humor a Sêco - Os cartunes do Trevim

CENTRO DAS MARRADAS